SÃO LUDGERO - Desde julho passado, os moradores de São Ludgero recepcionam dezenas de turistas que vêm à cidade para ver a mais nova recordista: Uma árvore de eucalipto entrou este mês para o Livro dos Recordes como o maior eucalipto de toda a região Sul do Brasil.
Gertrudes, como foi apelidada em homenagem ao desenho Pica-Pau, possui 14 metros de altura e cerca de 60 centímetros de diâmetro. Ela foi cultivada na fazenda do senhor Artur Gervásio, um famoso criador de tomates local.
A princípio, o senhor Artur era visto como uma pessoa excêntrica, pois plantava eucaliptos em meio à horta de tomates, prejudicando a entrada de máquinas agrícolas, mas esta tática mostrou-se bastante produtiva (pelo menos para o comércio de produtos derivados de eucalipto, uma vez que os tomates morreram por causa da sombra das árvores). A partir da homologação do recorde, no entanto, o senhor Artur afixou uma placa na entrada da sua fazenda convidando os turistas para apreciar sua popular árvore:
Hoje eu não sei como viveria sem a Gertrudes, já que eu matei todos os meus tomates e deixei de dar comida pros meus filhos pra comprar mudas de eucalipto, mas hoje vejo que tudo valeu a pena.
Hoje o senhor Artur vive da publicidade da marca que tornou-se Gertrudes, vendendo - além dos ingressos, a dois reais por pessoa - bottons, canecas, adesivos e camisetas com os dizeres "Estive em São Ludgero, vi esta árvore grotesca e pensei em você", ao lado de um coração verde e de uma foto de Gertrudes.
Gertrudes: A figura mais influente de São Ludgero espera por você!
Para quem também quiser ver esta maravilha da natureza, basta visitar a fazenda do senhor Artur, que fica na segunda rua depois da Igreja, no sentido de quem vai pra Serra do Rio do Rastro. Basta seguir reto pela estrada até acabar o calçamento, daí mais dois quilômetros até ver uma cerca branca com uma foto de eucalipto de 2 metros de altura.
1 Comentários:
Vou aproveitar para conhecer a Gertrudes no feriado.
Postar um comentário